Doença diverticular e diverticulite - qual a diferença?

A doença diverticular se caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolsas em formato de balão (divertículos) na estruturas do trato gastrointestinal. Já a diverticulite é a condição de inflamação desses divertículos.


1) O que é a doença diverticular e como surge? Doença diverticular é o aparecimento de novas formações entre as haustrações na parede do intestino grosso. Na maioria das vezes tem uma forma saculiforme, ou seja, de um pequeno saco. Não se sabe exatamente o que causa a formação dessas bolsas. Sabe-se, porém, que seguir uma dieta pobre em fibras é uma das causas mais prováveis.


2) Quais são seus sintomas?

Os sintomas costumam ser cólicas, desconforto abdominal e mudança dos hábitos intestinais.


3) É possível prevenir? Sim! O primeiro passo é manter uma vida saudável com dieta rica em fibras, frutas, verduras e com pouca gordura. Além disso, é importante praticar exercícios físicos regularmente e evitar a obesidade. 

4) Qual a melhor maneira de tratar a doença diverticular? Para pessoas que estão com a doença em estágio inicial, o tratamento se dá por acompanhamento clínico medicamentoso e dieta.  Já pessoas com estágio de evolução da doença, é necessário realizar internação hospitalar e provável tratamento cirúrgico.  


5) Quais as complicações que a doença causa? 

Na sua evolução, a doença diverticular pode apresentar quadros inflamatórios agudos com dores abdominais, febre, dor permanente no abdômen  e parada do funcionamento intestinal. Essa complicação é chamada de diverticulite.


6) Como é o tratamento da diverticulite? 

O tratamento da diverticulite é feito com antibióticos por via oral nos casos mais simples e por via venosa nos casos mais complicados, necessitando internação hospitalar. O tratamento cirúrgico só é necessário para casos mais graves que não melhoram com o tratamento clínico e evoluem com a formação de infecção graves no abdômen.

Sua saúde

Rua Dona Adma Jafet, 50 - 13º andar - Cj 131/132  - Bela Vista      São Paulo, SP 01308-050

+ 55 11 3231-3499

©  2019