Hemorroidas (doença hemorroidária)

Curiosidade: apesar de amplamente utilizado, na verdade, o termo mais correto não é hemorroida, mas sim doença hemorroidária. Hemorroidas é, na verdade, o nome que damos ao conjunto de veias e artérias que se localizam no canal anal.


1) O que são hemorroidas e como surgem? Hemorroidas é um conjunto de arteríolas e veias localizadas no canal anal.  O surgimento da doença hemorroidaria é, na maioria das vezes, atribuída ao esforço da evacuação.  Essa dificuldade pode ocorrer ou por intestino preso, ou fezes endurecida, ou por decorrência de uma alimentação pobre em fibras e baixa ingestão de líquido. Porém, hemorroidas também podem surgir durante a gestação ou após quadros de fortes diarreias. 


2) Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são: coceira na região anal provocada por inchaço das veias; sinais de sangue claro ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico, decorrentes do rompimento das veias anais; dor ou ardência durante ou após a evacuação e saliência palpável na região anal.


2) É possível prevenir? Sim. Uma das formas de prevenir é dar preferência aos alimentos ricos em fibras e ingerir bastante líquido, porque ajudam a amolecer as fezes e facilitam a evacuação. É muito importante ir ao banheiro logo que sentir vontade de evacuar, caso contrário, as fezes podem ressecar. Faça exercício físico para obrigar o intestino a funcionar de forma regular e evite ficar muito tempo de pé ou sentado.


3) Qual a melhor maneira de tratá-las? A melhor maneira de tratar hemorroidas no grau I e II (que não costumam inflamar e nem ficam expostas) é corrigir os hábitos alimentares e  costumes,  além de uso de um creme local. Também é importante não permanecer mais do que 24hs em evacuar. Para tratar hemorroidas de grau III e IV, que costumam causar dor e estão inflamadas, é indicado procurar um proctologista.


4) Quando a hemorroida precisa ser operada?  A cirurgia é recomendada para hemorroidas de grau III e IV e em situações que ocorra o insucesso no tratamento clínico proposto. 

5) Pode evoluir para uma doença mais grave? Não. 

Sua saúde

Rua Dona Adma Jafet, 50 - 13º andar - Cj 131/132  - Bela Vista      São Paulo, SP 01308-050

+ 55 11 3231-3499

©  2019