Rua Dona Adma Jafet, 50 - 13º andar - Cj 131/132  - Bela Vista      São Paulo, SP 01308-050

+ 55 11 3231-3499

©  2019 

Cirurgia  oncológica do aparelho digestivo

Conheça uma das especialidades do Prof. Dr. Sérgio Nahas

Especialista em Cirurgia oncológica, o  Prof. Dr. Sergio Carlos Nahas, desde 2008 é coordenador de cirurgia oncológica no tratamento cirúrgico do câncer do cólon, reto e do ânus do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo da FMUSP.

 

A cirurgia oncológica é usada tanto para prevenir quanto diagnosticar, estadiar e tratar o câncer, além de aliviar o desconforto ou problemas relacionados com a doença, podendo ser usada para mais de um desses objetivos. Muitas vezes, a única maneira de saber se uma pessoa tem câncer  é retirando uma amostra de tecido  e enviando-a para análise, procedimento chamado de biópsia. 

 

O ato cirúrgico pode ter finalidade curativa, sobretudo quando há detecção precoce do tumor e é possível sua retirada total; ou finalidade paliativa, quando o objetivo é de reduzir a quantidade de células tumorais ou de controlar sintomas que comprometam a qualidade da sobrevivência do paciente. A cirurgia oncológica também é uma forma de avaliar a extensão da doença. Ou seja, em alguns casos, o estadiamento do câncer só é possível de ser certificado durante o ato cirúrgico.